Tecnologia na educação

Tecnologia na educação

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Atividade TICs 2.6, 2.7.2.8

Atividade 2.6

1-    IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Gerência de Formação em Tecnologia Educacional – TV Escola
Título: Mídias e Tecnologias no Espaço Escolar
Ano: 2012
Período: 3 aulas, 4 horas cada
Município: Boa Vista
Coordenação: Ademar Ferreira Miranda Filho
Apoio docente: Professores de sala de aula

3-PÚBLICO ALVO

Professores da rede pública estadual e alunos

4-PROPOSTA DE TRABALHO

Oficina Pedagógica: Criação de Vídeo

5-OBJETIVOS

Geral:
Utilizar as mídias eletrônicas para desenvolver as habilidades reflexivas e práticas pedagógicas através das tecnologias e mídias.

Específicos:
Ø  Possibilitar a pesquisa na internet de vídeos, imagens, e músicas;
Ø  Refletir sobre a importância do vídeo no ambiente escolar;
Ø  Promover a utilização de software;
Ø  Proporcionar a criação de vídeo utilizando as ferramentas tecnológicas;




6-METODOLOGIA DE TRABALHO

É necessário o desenvolvimento das seguintes atividades:

a)    Refletir sobre a importância das Novas Tecnologias e Mídias especificamente o vídeo;
b)    Acessar a internet para conhecer vídeos do Portal da TV Escola ou do Youtube;
c)    Criar uma pasta com seu nome na área de trabalho;
d)    Escolha do tema para o vídeo;
e)    Baixar vídeos da internet (Portal da TV Escola ou Youtube);
f)     Baixar imagens da internet;
g)    Baixar músicas da internet;
f)     Instalar Download Helper Vídeo no Navegador Mozila Firefox, afim de baixar vídeos da internet;
g)    Utilizar o Format Factory para conversão do vídeo;
h)   Utilizar o 4shared para baixar músicas da internet;
i)     Montar o vídeo no Movie Maker;
j)      Inserir as imagens ao Movie Maker;
k)    Inserir o vídeo ao Movie Maker;
l)     Inserir a música ao Movie Maker;
m)  Inserir um Título ao inicio do vídeo;
n)   Inserir um Título ao final do vídeo;
o)    Inserir Transição de Vídeo;
p)    Salvar o Projeto no computador;
q)    Salvar o vídeo no computador;
r)     Realizar a exposição do vídeo para a turma.



7-RECURSOS MATERIAIS


 Ord
Discriminação
Unid. de med.
Quantidade
01
Laboratório c/ internet
Espaço
01
02
Câmera Digital
Unid.
01
03
Pendrive
Unid.
01
04
Computador
Unid.
15
05
Data Show
Unid.
01
06
Notebook
Unid.
01


6-    AVALIAÇÃO
O processo avaliativo deve estar relacionado ao envolvimento dos alunos ao debate e ao desenvolvimento do material para elaboração do vídeo.
 O mais importante a ser analisado pelo professor nesta atividade é o envolvimento dos alunos e sua capacidade em construir uma autoria durante o processo de produção do vídeo.


Atividade 2.7

Atividade Prática Pedagógica

O envolvimento dos alunos foram diferentes uns dos outros, pelo fato de alguns terem mais intimidade com os recursos tecnológicos e mídias.
Primeiramente foi feito uma reflexão sobre as Novas Tecnologias e Mídias no Ambiente Escolar e a importância da utilização do vídeo na sala de aula.
Os alunos aprenderam instalar o Download Helper Vídeo no Navegador Mozila Firefox para baixar vídeo da internet.
Baixar imagens da internet formentando os formatos existentes para não haver erro ao utilizar.
Baixar vídeo da internet seguindo sempre um passo a passo utilizando o download Helper, ressaltar que antes de utilizar o vídeo na sala de aula o professor deve vê o vídeo para não sofrer constrangimentos, ou seja, vídeos impróprios.
Para baixar a música será utilizado o 4shared, seguindo sempre um passo a passo.
Observou que alguns computadores dos alunos não tinham o Movie Maker, no entanto foi instalado para da continuidade a oficina.
Na utilização do Movie Maker assim como a instalação e utilização das ferramentas foi disponibilizado apostilas e vídeo aula, como suporte para o ensino.
O desenvolvimento dos trabalhos envolvendo as mídias muito empolgou os alunos, pois pareciam que não estavam trabalhando e sim se divertindo. Após a criação do vídeo os alunos esporam os vídeos para a turma, destacando a interação entre os participantes.
A criação de vídeo pode ser desenvolvido no laboratório de informática e usado tanto na sala de aula como em apresentação na escola.
Para finalizar foi publicado na internet os vídeo criados.

Dificuldades:

A internet foi a dificuldade encontrada, pois em alguns momentos a mesma estava lenta dificultando o andamentos da oficina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário